Logística

5 coisas que todo profissional de logística deveria saber

5 coisas que todo profissional de logística deveria saber

A Logística é um termo que tem ganhado grande notoriedade dentro do mundo coorporativo. Pequenas, médias e grandes empresas utilizam a logística diariamente no seu vocabulário. Mas o que é logística? A logística consiste numa estratégia organizacional de transporte com o objetivo de reduzir – significativamente – o custo de viagem, transporte e produção das empresas. Assim, a logística empresarial tornou-se estratégia fundamental na gestão de negócios.

Com o avanço dos estudos teóricos acerca da área de logística, os profissionais começaram a ter uma ascensão no mercado. Posições que antes eram ocupadas por administradores e engenheiros, agora são ocupadas por profissionais graduados e especializados em transporte e logística. Por esse motivo, criaram-se 5 conceitos fundamentais que todo profissional deve aprender em seu curso de logística a respeito de transporte, condução e gestão logística. Confira:

1. Logística de suprimentos

A logística de suprimentos envolve o trabalho de transporte de materiais e as respectivas informações. Planejando, controlando e implementando a aquisição de tais materiais segundo as necessidades do cliente seguindo o catálogo de ferramentas disponíveis. Ao entender essas necessidades, o profissional deverá realizar o descarte do material utilizado da maneira mais econômica possível.

2. Logística Reversa

A logística reversa envolve a logística renovável. O descarte inadequado de lixo provoca diversos danos ao meio ambiente. É o que trata a logística reversa. Um conceito oriundo do bom senso ambiental que conscientiza a empresa em realizar uma melhor forma de descartar o lixo utilizado. Com a logística reversa, o profissional tende a realizar práticas mais adequadas para o descarte de lixo através de conceitos que promovam a sustentabilidade, reciclagem e reutilização de recursos renováveis.

3. Logística integrada

Envolve os conceitos que abrangem a logística por completo. Desde a produção do material desejado pelo cliente até a entrega do devido material à porta da empresa do cliente que solicitou. É o trabalho completo, desde sua produção para um horário determinado, até a entrega. Cálculo, transporte e tempo. São os três elementos particulares da logística integrada.

4. Logística de Produção

Administração das etapas de produção dos materiais. O trabalho consiste no monitoramento do processo de montagem dos produtos e de fabricação dos mesmos, além da aplicação do espaço para realização desta produção. Um exemplo direto é a produção em massa da indústria bélica, que requer um profissional que monitore a produção. Em outra área, como a construção, este trabalho é administrado segundo o profissional responsável que gerencia o material a ser utilizado em cada fase do projeto.

5. Logística de abastecimento

Talvez quando estabelecido o conceito de logística seja a principal forma de amostragem de conceituar a mesma – como feita na introdução. A logística de abastecimento envolve o cálculo de rota e horário de entrega de produtos ou materiais em uma determinada localização pré-estabelecida.

Uma importante empresa de logística que se estabilizou no mercado possui a alcunha de Brasil Logística. Realizando os melhores serviços do ramo, a Brasil Logística tem se notabilizado pelo profissionalismo, além de abranger todos os tipos de conceitos citados anteriormente. Contando com profissionais capacitados, a empresa apresenta um Centro de Operações moderno e de exímia capacidade de distribuição de materiais no tempo pré-determinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *