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Funil de Vendas

Processo de vendas ou Pipeline é uma forma de acompanhamento dos seus clientes a partir do momento em que ele se torna um possível comprador do seu produto ou serviço.

 

O Funil é uma estratégia de acompanhamento comercial que facilita a gestão deixando as fases bem definidas e mais claras para todos os envolvidos no processo. Ele é uma forma ilustrativa de cada fase da venda, apresentando desde da primeira etapa até o fechamento ou desistência.

 

Imagine o topo de um funil, ele é largo e bem consistente. Nesse momento precisamos apresentar a necessidade aos nossos clientes, onde ele pode até desconhecer no que melhorar em sua empresa, mas você precisa apresentar o que você resolve e deixar uma ideia clara do que você agregará a empresa dele. Nessa fase se tem um grande fluxo de interessados no produto/serviço proposto e a cada etapa seguinte a tendência é perder alguns. Na verdade ocorre um afunilamento dos interessados, ocasião em que permanecem as pessoas que realmente querem estabelecer uma parceria com você e surge a necessidade de agilidade nas repostas e o controle sobre todo o fluxo é bem mais exigente.

 

O meio do funil é quando o cliente está convencido da necessidade de sua solução, mas ainda permanece uma indecisão por vários motivos e você precisará iniciar uma nova fase de convencimento, agora, envolvendo valores reais que possam ser trazidos ao negócio do seu futuro cliente e o convencendo sobre o que ele terá de diferenciais com a implantação do que está sendo ofertado, um momento de vantagens a serem apresentadas.

 

Passado o meio do funil chegamos ao fundo dele, essa é a hora de discutir aspectos formais como preços, prazo de pagamento e outras necessidades para se estabelecer o pacto entre as partes.

 

Esse controle facilita a gestão e faz com que sua empresa consiga controlar as oportunidades de maneira eficiente, ágil e bem concreta, enxergando de forma clara em que fase está cada oportunidade. Esta é a forma correta para se conseguir resultados em sua venda.

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